Resultá Vendas e Marketing

6 dicas antes de fazer Buzz Marketing

O marketing de conteúdo ainda é a melhor maneira de contar às pessoas sobre sua empresa. Mas há um problema. Leva tempo, conhecimento, planejamento e investimento para fazê-lo bem. Isso pode parecer assustador para muitas pequenas empresas.

Então, o brasileiro sempre gosta de pensar em atalhos, mas não! Isso só tornará as coisas mais difíceis a longo prazo e poderá prejudicar a reputação da sua empresa.

Felizmente, existem muitas estratégias que não custarão muito tempo ou dinheiro e ainda terão um grande impacto no sucesso de sua empresa, como por exemplo o Buzz Marketing.

Mas o que é Buzz Marketing?

No contexto do marketing, o termo ‘buzz’ significa ‘algo que gera estímulo ou animação’ em inglês.

Esta é uma estratégia de marketing focada em atrair a atenção das massas para gerar o boca a boca. 

Pense assim, uma marca X irá criar um produto novo, arruma um motivo de inédito, produto novo, que é o gatilho mental de NOVIDADE, aí ela entrega esse produto para grandes celebridades ou influencers e como a vida de influencers é demonstrar que ele é especial e recebe brindes inéditos, ainda não lançados no mercado, o público destes recebem o conteúdo e começam a falar nas redes sociais. Está aí um marketing “quase” que orgânico de boca a boca.

Ou seja, as empresas utilizam o BUZZ marketing como tática para divulgar produtos ou serviços para possíveis consumidores em sua rede, por meio da propagação viral e/ou de influência (gatilho mental de APROVAÇÃO SOCIAL). 

Esta tática aproveita o poder dos influencers para atingir sua comunidade, mais um gatilho de persuasão, que tendem a consumir as tantas novidades que os meios de comunicação atual oferecem, e assim consumirá/acreditará também no novo produto.

E sua empresa utiliza o Buzz marketing?

Antes disso, seguem 2 exemplos positivos de aplicação correta dessa estratégia

Para você entender melhor o que é Buzz Marketing, achamos 2 exemplos que traduzem bem como estas empresas utilizaram essa forma de marketing.

Garnier Nutrisse

A empresa trocou as madeixas da influenciadora e ex-BBB Paula Amorim para Chocolate Intenso e deu um bafafá gigante, não somente entre seus seguidores, que não são poucos mais de 4 mi, mas impactou também as grandes mídias profissionais e especializadas em fofocas dos famosos.

Jeep

A Jeep disponibilizou um Jeep Wrangler para utilização do conhecido “Projeto Tamar”, que é um projeto brasileiro que atua na preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção, famoso no Brasil todo e que realmente precisa de verdadeiro off-road para realizar suas atividades de preservação.

Mas vamos para o que nos interessa?

Agora, sim, seguem as 6 dicas antes de fazer Buzz Marketing

Para que você consiga montar a sua estratégia de Buzz Marketing de maneira eficiente, listamos algumas dicas importantes. Ao seguir essas sugestões, a tendência é que você conquiste o objetivo planejado. Confira!

1. Faça um planejamento

Além de criar um plano de ação, você também precisará definir os objetivos da sua campanha e o público-alvo que deseja atingir. Lembre-se, a expectativa da empresa com o marketing boca a boca é chamar a atenção do consumidor: por isso, é fundamental que seu conteúdo tenha os motivos pré-definidos. Por isso, é preciso escolher temas e origens que sejam de interesse das personas, que sejam facilmente compreendidos por elas e que tenham relação direta com a identidade da marca.

2. Encontre sua COMUNIDADE

Antes de divulgar seu produto/serviço, todos já sabem que precisamos conhecer nosso público-alvo para iniciar uma iniciar o relacionamento de forma assertiva. O que antes era feito em fóruns na internet agora pode ser feito por meio de redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn. Se o seu negócio tiver um grupo em uma dessas plataformas, vale a pena postar conteúdo lá e incentivar a conversa. Isso também pode ser feito por meio da distribuição de produtos, brindes e outros materiais para eventos de experiência off-line, promoções in loco, especialmente para quem realmente compra e influenciadores, que são os que hoje mais tem poder para formar a opinião para propor soluções, distribuindo kits exclusivos e pedindo que avaliem a marca em blogs e redes sociais. 

3. Faça conexões

Negócios que apostam em se conectar com influenciadores, como atletas, artistas ou outros profissionais que fizeram sucesso na internet com seus conteúdos, ganham visibilidade e credibilidade – afinal, seus seguidores costumam concordar e confiar em suas orientações e entregar uma excelente divulgação boca a boca. A facilidade de abordar um influenciador depende de seu reconhecimento no mercado. Por exemplo, para trabalhar com um ator famoso, pode ser necessário entrar em contato com o empresário dele. Por outro lado, os microinfluenciadores que são conhecidos na Internet e têm poucos seguidores são mais acessíveis e muitas vezes possuem mais engajamento: às vezes, enviar um presente é suficiente para promover uma marca. Mas lembre-se, existem muitos tipos de influenciadores, e você precisa fazer uma análise estratégica para não cometer erros.

4. Chame atenção do público

Essa estratégia só terá sucesso se a informação despertar o interesse do público. No livro Buzz Marketing de Mark Hughes, o autor descreve seis tipos de assuntos que funcionam bem para fomentar a discussão sobre um tópico:

  • Tabu: Não é algo no sentido fora da lei, mas temas que possuem controvérsias, que permitam as discussões e posicionamento entre as pessoas de maneira saudável.
  • Incomum: grande novidade ou algo que foge do padrão e é inovador;
  • Extraordinário: algo que surpreende e encanta os clientes;
  • Chocante: inicie uma conversa sobre um assunto que surpreenda e desperte comentários do público;
  • Engraçado: trata de temas que fazem o público rir e se divertir;
  • Segredo: deixa as pessoas curiosas, faz com que se sintam compelidas a procurar pistas e ansiosas para descobrir a verdade.

5 . Surpreenda

É importante criar um conteúdo que realmente ajude a marcar sua marca na cabeça (share of mind) e no coração (share of heard) do seu público. As ações devem ser capazes de fornecer não apenas reconhecimento, mas também engajamento com a marca. Para isso, lembre-se de ser inovador e não apenas um copiador.

6 . Faça o básico

Não adiantará nada fazer tudo isso se a empresa não conseguir atender sua nova demanda com qualidade. Você tem que pensar no básico, como:

  • Pensar estrategicamente na disponibilidade do estoque;
  • Capacitar os funcionários para atender a nova quantidade de consumidores com agilidade e cordialidade;
  • Estruturar a logística de entrega;
  • Fazer a pesquisa de satisfação para corrigir os erros, caso necessário;
  • Traçar as estratégias para upsell e cross sell para melhorar a lucratividade;
  • Cadastrar os clientes para continuar o relacionamento e tentar vender novamente.

Como a Resultá Vendas e Marketing pode te ajudar e quais são os benefícios?

Com a aplicação correta do Buzz Marketing, sua empresa pode obter vários benefícios, entre eles o aumento da relevância da marca e o envolvimento com seu público. 

Porém, a tarefa não é tão simples, então contar com a ajuda de uma empresa profissional e experiente como a nossa, pode tornar o trabalho mais preciso e eficiente, trazendo melhores resultados para sua empresa, principalmente em termos de custo/benefício. 

Entende como funciona o Buzz Marketing? Pare de perder tempo, você está perdendo dinheiro. 

Em geral, os custos das campanhas são baixos, principalmente se comparados à mídia tradicional, o que garante um melhor retorno do investimento. 

Agora que você já sabe o que é Buzz Marketing e os benefícios de aplicar essa estratégia dentro da sua empresa, entre em contato conosco para saber quais outras soluções podem melhorar seus resultados.

Vem Resultá você também.